Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Perder barriga é um dos principais motivos da procura por exercícios físicos em academias, dietas em consultórios de nutrição, de médicos e procedimentos estéticos em diversas clínicas por grande parte das pessoas.
Uma das estratégias usadas para tentar alcançar esse objetivo é a prática dos exercícios abdominais que atuam diretamente na musculatura dessa região, mas, será mesmo que esses exercícios localizados podem ser efetivos para esse fim? É o que vamos descobrir no decorrer deste artigo.
Primeiramente quais são as principais causas da “barriguinha saliente”? É partir dessa noção que poderemos entender que muitas vezes a melhor estratégia é a união de várias técnicas que no final atacarão todas, ou pelo menos a maior parte, destas causas, confira:
O que pode te atrapalhar a perder barriga?
- Flacidez muscular: dentro da cavidade abdominal possuímos diversos órgãos que ocupam espaço e são sustentados principalmente pelos músculos do abdômen, uma baixa tonicidade/força/resistência, pode fazer com que esses músculos cedam um pouco a massa desses órgãos, o que aumenta o volume da barriga.
- Gordura visceral: envolta desses órgãos no interior da cavidade abdominal acumula-se gordura, porém por conta da má alimentação e sedentarismo essa quantidade aumenta a níveis alarmantes, o que, além de trazer muitos problemas crônicos de saúde, aumentam e muito o volume da barriga.
- Gordura subcutânea: é a gordura que chamamos de “banha” na barriga, muito comum também pelo excesso de alimentação, má alimentação, e sedentarismo. É a gordura que fica mais visível quando olhamos para barriga, e, dependendo do tipo de gordura que a pessoa tem, além de maior, a barriga tem o aspecto de flácida.
- Má postura e problemas na coluna vertebral: muitas pessoas com problemas de postura, principalmente hiperlordose lombar acabam com a barriga mais proeminente apenas pelo mau alinhamento das articulações. Isso além do incomodo da barriguinha traz o incomodo de possíveis dores nas costas.
Claro que além dessas causas pode haver muitas outras, mas com essa base podemos inferir que pra diferentes causas temos diferentes tratamentos.
E ainda pra piorar a situação, o que mais nos deparamos é com pessoas que exibem mais de uma ou até todas as causas ao mesmo tempo, dessa forma, infelizmente o exercício abdominal não será suficiente para resolver o problema.
Qual será a solução desse problema então? A primeira coisa que deve ficar bastante clara para todos nós é que exercícios bem feitos sempre são desejáveis para manutenção da saúde e com o exercício abdominal não é diferente.
Em quais casos os abdominais podem auxiliar a perder barriga?
Nos casos anteriores que se referiam à gordura, tanto a visceral quanto a subcutânea, são necessárias medidas que façam com que a pessoa emagreça e, assim, possa perder barriga eficientemente. Para isso, melhoras na alimentação e a prática regular de exercícios físicos é a base e dentro desses exercícios físicos, incluem-se também os abdominais, até porque quando você eliminar toda a gordurinha a mais, você vai querer exibir um abdômen trabalhado e mais tonificado.
No caso da baixa tonicidade, os exercícios abdominais são os principais aliados para quem quer perder barriga, porém o ideal é sempre incluí-los dentro de um programa geral de treinamento para evitar desequilíbrios musculares, estes que podem trazer prejuízos futuros.
Além disso, uma sessão completa de exercícios em um programa de treinamento é capaz de gerar mecanismos que ajudam também na redução da gordura, e assim já conseguimos atacar duas causas numa tacada só.
Sobre os problemas posturais, estes precisam de avaliação técnica especializada e, muitas vezes, os exercícios de fortalecimento da parede abdominal também podem fazer parte do tratamento.
Resumindo: os exercícios abdominais servem sim para perder barriga, porém dentro de um programa inteligente de treinamento e mudanças favoráveis para atacar as causas que podem ser muitas.
Mesmo que uma dessas causas não esteja presente em você, esses programas completos sempre trarão benefícios para sua saúde e qualidade de vida.
O ideal é que procure profissionais habilitados e capacitados sempre para te avaliar e orientar da melhor forma possível.
Confira essa playlist com esse desafio abdominal em 6 minutos do meu canal Ginástica em Casa:
Obrigado por sua Visita ao meu Blog.
Assunto deste Artigo Foi: Abdominais para Perder Barriga: Sim ou Não?
Autor: Wlysses Vieira Fazolo
Veja mais artigos do Blog
1- Neste Artigo vou falar para você se ginástica feita em casa realmente ajuda a emagrecer.
2- Quer um abdomen trabalhado, definido e forte? Neste Artigo você vai conhecer todos os detalhes do Desafio Abdominal e Core, que são exercícios abdominais para perder barriga. Veja o Artigo Completo.
Mais uma vez quero agradecer a sua visita ao meu blog.
Assine a lista de e-mails e receba avisos de novos Artigos e tutoriais.
Siga o Wlysses Personal Trainer e Coach nas redes sociais:
Facebook 1→ http://bit.ly/pagina_wlyssespersonaltrainer
Facebook 2 → http://bit.ly/pagina_ginasticaemcasa1
Canal Principal → http://goo.gl/Kk0hJF
Segundo Canal → https://goo.gl/EDNl99
Instagram e Twitter: @wlyssesvf @ginasticaemcasa1
GRUPO no facebook → http://bit.ly/grupo_ginasticaemcasa1
Compartilhe essa informação com seus amigos.
Obrigado e até a próxima 🙂




